Indicação de Cristiano Zanin para o STF deve ser votada até 21 de junho, afirma líder do governo

A votação da indicação do advogado Cristiano Zanin para a vaga deixada pelo ex-ministro Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal (STF) deve ocorrer até o dia 21 de junho. A informação foi dada pelo líder do governo Lula no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (Sem Partido-AP), em uma conversa com jornalistas. Segundo Randolfe, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), concordou em adotar um “rito célere” para a análise da escolha de Zanin pelo colegiado e posterior votação em plenário. “A ideia é votarmos até o dia 21 de junho”, afirmou Randolfe.


O senador Jorge Kajuru também mencionou que Alcolumbre defende que a sabatina de Cristiano Zanin na CCJ ocorra na próxima semana, no dia 14 de junho. Randolfe ressaltou que, embora alguns senadores acreditem que não seja o momento ideal, é inquestionável a aceitação da indicação de Zanin, uma vez que não há dúvidas sobre seu conhecimento jurídico. Ele ponderou que Zanin se destacou como advogado e é uma pessoa de qualidades reconhecidas.

Lula oficializou a indicação de Cristiano Zanin para a vaga no STF em uma edição extra do “Diário Oficial da União” no dia 1º de junho. Antes disso, o ex-presidente já havia confirmado a escolha de Zanin, que o representou durante o processo da Lava Jato, e expressou confiança de que o advogado se tornará um grande ministro da Suprema Corte. Lula destacou as qualidades profissionais e pessoais de Zanin, afirmando que o Brasil se orgulhará de tê-lo como membro do STF. Agora, a indicação segue para a sabatina na CCJ do Senado, seguida pela aprovação em plenário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *