Itamaraty considera ‘lamentável’ ausência de Milei na Cúpula do Mercosul

Nesta quarta-feira (03), a representante do Itamaraty brasileiro para assuntos de América Latina e Caribe, embaixadora Gisela Maria Padovan, afirmou ser “lamentável” que o presidente argentino Javier Milei se recuse a estar na Cúpula do Mercosul.

Porém, de acordo com Gisela Maria Padovan, a postura de Javier Milei não esvazia o encontro do Mercosul.

O líder argentino desistiu de ir à Cúpula do Mercosul, marcada para a próxima segunda-feira (08) em Assunção, no Paraguai. Em vez disso, Milei participará do CPAC Brasil, evento conservador que acontecerá no próximo fim de semana, na cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina (SC). O argentino também se reunirá com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Esta será, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a 1ª vez em que um país-membro do Mercosul não terá o presidente como representante em uma reunião de cúpula.

Em 2022, Bolsonaro não compareceu ao encontro presencialmente, mas se dirigiu aos demais líderes por meio de um vídeo.

“A gente lamenta, não é desejável que isso aconteça. Mas o Mercosul tem 33 anos de história, é um bloco consolidado. Não altera na cúpula. É lamentável que ele decida não ir […] lamentável que um presidente decida não se reunir com seus pares” disse a secretária.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *