A Coreia do Norte disparou um míssil na costa leste da península coreana, o que fez com que o Japão emitisse alertas de evacuação para cidades.
No início da manhã de quinta-feira (13) (por volta de 7h55 no horário local, e noite de 12 de abril no Brasil), a Coreia do Sul informou sobre o lançamento do míssil.
As autoridades do Japão emitiram, então, um alerta pedindo para que os moradores de Hokkaido, principal ilha do país, buscassem abrigos, já que a região poderia ser atingida.
Momentos depois, o governo retirou o alerta. A Guarda Costeira do país disse acreditar que o míssil já tenha caído, mas não informou onde:
“Foi confirmado que não há mais possibilidade de queda em Hokkaido e arredores, por isso gostaríamos de fazer uma correção”, diz uma publicação mais recente do governo local.
Recentemente, a Coreia do Norte informou ter realizado um teste subaquático de seu sistema de armas estratégicas. Segundo a mídia estatal KCNA, isso foi feito entre 4 e 7 de abril.
O país testou outro tipo de arma subaquática não tripulada com capacidade nuclear, chamada “Haeil-2”, depois de divulgar um novo sistema de drone submarino projetado para fazer ataques furtivos em águas inimigas.
O país intensificou as atividades militares nas últimas semanas em uma demonstração de força contra os Estados Unidos e a Coreia do Sul, que realizam exercícios militares conjuntos.