Joe Biden anuncia desistência da candidatura à reeleição

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, informou neste domingo (21) que desistiu de concorrer à reeleição. “Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente”, escreveu Biden em um post na rede social X.

“E embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do interesse do meu partido e do país que eu renuncie e me concentre exclusivamente em cumprir minhas funções como presidente pelo resto do meu mandato”, disse Biden. “Falarei com a Nação ainda esta semana com mais detalhes sobre minha decisão.”

A decisão de Biden ocorre a menos de quatro meses do dia das eleições, marcada para novembro, e obriga o partido Democrata a correr contra o tempo para montar uma nova chapa presidencial.


Seja qual for o nome escolhido, deverá ter pela frente uma dura batalha contra o ex-presidente Donald Trump, que participou ontem do primeiro comício após o atentado sofrido na última semana, e seu vice, o senador JD Vance.

A mais cotada para assumir a cabeça é a vice de Biden, Kamala Harris, que se reuniu com um grupo de doadores no sábado (20). Segundo a CNBC, algumas dessas pessoas saíram da reunião frustrados por não terem obtido mensagens claras sobre os rumos da campanha.

Não está claro se outros democratas seniores vão desafiar Harris — que é vista como a escolha de muitos dirigentes do partido — pela nomeação ou se o próprio partido vai optar por abrir o campo para nomeações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x