Lula convoca reunião de emergência para tratar de crise com Israel

Nesta segunda-feira (19/2), o presidente Lula convocou ministros e assessores para uma reunião de emergência no Palácio da Alvorada, sobre a crise diplomática entre Brasil e Israel.

Participam do encontro o ex-chanceler Celso Amorim, principal assessor de Lula no Planalto para assuntos internacionais; e o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta.

O chanceler Mauro Vieira também participou da reunião, mas remotamente. O ministro acompanhou o presidente na viagem a Etiópia, mas foi para o Rio de Janeiro assim que chegou, para participar de eventos do G20.

Ontem (18), em coletiva de imprensa em Adis Abeba, capital da Etiópia, Lula comparou as mortes na Faixa de Gaza com as mortes de judeus pela Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. A declaração gerou forte reação no governo israelense.

Logo em seguida, o primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, disse que Lula “cruzou a linha vermelha” e que seu país convocaria o embaixador brasileiro em Tel Aviv para uma “repreensão”. Israel também quebrou o protocolo diplomático ao marcar o encontro no Museu do Holocausto, quando normalmente é feito no Ministério das Relações Internacionais.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *