Lula defende a censura e o autoritarismo

O ex-presidiário petista Lula voltou a falar esta semana sobre impor controle e censura à imprensa e às redes sociais. Em entrevista a uma emissora de rádio do Rio de Janeiro, ele voltou a falar em uma suposta necessidade de regulamentação, especialmente da internet: “ela não pode ser um antro de mentiras como temos visto”, disse o ex-presidiário e pré-candidato à Presidência da República.

A fala de Lula pautou uma parcela da direita e da imprensa, que reagiram a ela. Não temos dúvida quanto às veleidades antidemocráticas do ex-presidiário e chefe político petista, que durante sua passagem pela chefia do governo empreendeu iniciativas visando impor censura estatal à liberdade de expressão sob o eufemismo de “controle social dos meios de comunicação”.

A censura e regulação da mídia e das redes sociais já existem. Os grandes veículos de mídia e as corporações globalistas que controlam as redes sociais já praticam a censura por conta própria, sem precisar de intervenção do Estado. E o fazem por meio do banimento de usuários e proibição da divulgação de certas informações, e censura explícita a determinados conteúdos.

Esta autorregulação censória ficou patente ao longo da pandemia, quando estes veículos e as redes sociais impuseram uma narrativa única e baniram qualquer abordagem médico científica que contrariasse interesses da indústria farmacêutica e a sanha autoritária de governantes que valeram-se da pandemia para restringir a liberdade das pessoas.

Portanto, ainda que, a fala do ex-presidiário Lula expresse sua vocação antidemocrática e sua propensão autoritária, semelhantes àquelas já verbalizadas por Sérgio Moro, a crítica necessária a esta fala não pode obliterar suas reais motivações políticas interna ao petismo neste momento, nem ignorar o fato de que o cerceamento à liberdade de expressão já existe, independentemente de iniciativa estatal de um governo esquerdista.

*Autor do texto – Paulo Eneas. Crítica Nacional.

Redação

Recent Posts

PM preso pelo 8/1 cita erro da Justiça em anotação de medida cautelar

A defesa do coronel Fábio Augusto Vieira, réu em ação penal que investiga os ataques…

3 horas ago

Veja quanto o STF vai gastar para monitorar notícias sobre a Corte

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai investir um valor mensal considerável para que empresas de…

3 horas ago

Após festa do submarino de Janja, Marinha perde verba e mais de 200 são demitidos

A celebração do lançamento do submarino Tonelero foi um evento grandioso, onde personalidades como Lula,…

4 horas ago

Pós-Londres, integrantes de STF, STJ e PGR emendam feriado em Madri

Os ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Villas Bôas Cueva…

5 horas ago

TSE condena Lula a pagar R$ 250 mil em ação movida por Bolsonaro

Uma representação apresentada por Jair Bolsonaro (PL) e sua coligação eleitoral de 2022, a Coligação…

5 horas ago

Juíza manda prender jornalista de Pernambuco por publicação contra promotor

A juíza Andréa Calado, da 11ª Vara Criminal de Pernambuco, ordenou a prisão do jornalista…

6 horas ago