Na tarde desta segunda-feira, 13, o presidente Lula afirmou que está em contato com a Funai e o Ministério dos Povos Originários para tomar conhecimento de todas as terras prontas para demarcação no país.
Segundo ele, é preciso demarcá-las logo, antes que as pessoas se apoderem delas. “Antes que as pessoas inventem documentos falsos, escrituras falsas, e digam que são donas da terra.”, disse o petista.
Em discurso na 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas, em Roraima, ele afirmou que os territórios em questão são um “bem precioso” para o cuidado com o clima no país. Ele também se disse triste em descobrir que a população indígena não tem ajuda governamental para produzir e disse que tratará “com carinho” de opções para financiar o desenvolvimento dos produtores e da gestão de recursos naturais em regiões como a Terra Indígena Raposa Serra do Sol.
“Eu acho que tem alguma coisa errada, ou historicamente por parte do governo, ou por parte de alguém. Não é possível que a gente, ao longo desse tempo, emprestou tanto dinheiro para produção agrícola.”, disse durante o evento.
- Justiça do RJ decreta prisão de 4 presidentes de torcidas organizadas
- Janja e EBC são processadas após live da primeira-dama na TV Brasil