Lula diz que carta da União Europeia “ameaça” Mercosul

Em Paris, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou como “ameaças” as restrições impostas em documento adicional enviado pela União Europeia (UE) ao Mercosul, para garantir a concretrização do acordo de livre comércio entre os dois blocos. Ao lado do presidente da França, Emmanuel Macron, Lula pediu tratados internacionais “mais justos”.


Lula participa da Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global, em Paris, nesta sexta-feira (23/6). Mais tarde, ele tem uma agenda bilateral com Macron. O líder francês é uma das vozes mais duras em relação ao tratado.

“Os acordos internacionais tem que ser mais justos. Eu estou doido para fazer um acordo com a UE, mas não é possível a carta adicional que foi feita pela UE, não permite que se faça um acordo. Nós estamos fazendo uma reposta, e vamos mandar uma reposta, mas é preciso que a gente começa a discutir”, declarou, durante discurso na Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global, em Paris.

“Não é possível que a gente tenha uma parceria estratégica e haja uma carta adicional fazendo ameaças a um parceiro estratégico. Como vamos resolver isso?”, prosseguiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *