Lula diz que precisa mexer na Lei da Ficha Limpa

Nesta quarta-feira (17/8), durante uma entrevista à Rádio Super FM, de Belo Horizonte (MG), o ex-presidiário Lula criticou a Lei da Ficha Limpa e disse que, em um eventual mandato, pretende “rediscutir” a proposta aprovada em 2010.


“Eu acho que foi uma bobagem a gente fazer a Lei da Ficha Limpa tal qual ela foi feita. Ou seja, muitas vezes você pune uma pessoa e três meses depois essa pessoa readquire o seu direito de ser candidato. Acho que é preciso rediscutir a lei da Ficha Limpa”, disse o presidente.

A lei da Ficha Limpa chegou ao Congresso com mais de um milhão de assinaturas populares, para tentar barrar a candidatura de condenados por cortes colegiadas. Lula, após ter sido condenado pela Lava Jato, foi um dos alvos da norma.

Segundo a Lei de Ficha Limpa, um político pode ficar impedido de disputar eleições por oito anos, se estiver implicado em crimes contra a economia popular, contra o patrimônio privado, o meio ambiente e a saúde pública, crimes eleitorais, abuso de autoridade, lavagem ou ocultação de bens, tráfico de entorpecentes, racismo, tortura, terrorismo, redução à condição análoga à de escravizado, crimes contra a vida e a dignidade sexual e crimes praticados por organização criminosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *