O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou novos exames médicos nesta terça-feira (31) em Brasília, dando sequência ao acompanhamento de saúde após a internação ocorrida em São Paulo, três semanas atrás, para a drenagem de um hematoma na cabeça. A lesão foi resultado de uma queda no banheiro de sua casa, registrada em outubro.
De acordo com o boletim médico, Lula passou por exames de imagem no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, que indicaram melhora no quadro clínico. A tomografia revelou uma importante reabsorção da coleção subdural, compatível com o bom estado de saúde apresentado pelo presidente. O acompanhamento segue sob a supervisão da equipe médica liderada pelo professor doutor Roberto Kalil Filho e pela doutora Ana Helena Germoglio.
No dia 9 de dezembro, Lula foi transferido de Brasília para São Paulo e internado às pressas devido a dores de cabeça causadas por um novo sangramento interno na cabeça. Três dias depois, passou por uma segunda cirurgia, de caráter preventivo, para evitar novos episódios de sangramento. Após deixar a UTI no dia 13 de dezembro, o presidente divulgou vídeos nas redes sociais mostrando-se caminhando pelo hospital.
Recebeu alta no dia 15 de dezembro e, na ocasião, participou de uma entrevista coletiva ao lado dos médicos para detalhar sua recuperação. Permaneceu em São Paulo por mais quatro dias, retornando a Brasília apenas no dia 19 de dezembro, após novos exames e liberação médica para viajar.
Desde o retorno às atividades públicas, Lula tem usado um chapéu panamá para cobrir a área dos curativos, incluindo na mensagem de Natal exibida em rede nacional no dia 24 de dezembro.
- Tiroteio na cidade de Nova Iorque deixa seis pessoas baleadas
- ANTT compra sede no DF por R$ 687,5 milhões sem licitação