O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta terça-feira (30), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, no Palácio do Planalto. O objetivo da reunião foi tratar da obra de um túnel submarino que ligará Santos a Guarujá.
De acordo com informações da CNN Brasil, o chefe do Executivo e o gestor paulista chegaram a um acordo de cooperação. Dessa forma, a União e o estado irão dividir os custos da obra, liberando R$ 3 bilhões cada um.
Além disso, investidores privados também poderão contribuir por meio de uma parceria-público privada. O leilão deve ocorrer em novembro.
O projeto em questão é o mais caro para o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e foi mediado pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), que é filiado à mesma sigla de Tarcísio. O túnel terá 1,7 quilômetros e será construído a 20 metros de profundidade no canal do Porto de Santos, que divide Santos e Guarujá.
Antes do encontro com o presidente, o governador de São Paulo também tratou do tema com Costa Filho e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, no Planalto.
Posteriormente, Lula publicou uma foto com Tarcísio nas redes sociais e disse que eles transformarão em realidade um sonho centenário:
– Reunião de trabalho com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Conversamos sobre a parceria para transformar em realidade um sonho de 100 anos: a obra do túnel Santos-Guarujá, integrando a Baixada Santista. Um grande projeto de R$ 6 bilhões. Também falamos de outros projetos, como o trem que São Paulo-Campinas e a expansão de Institutos Federais no estado de São Paulo. Queremos construir 100 novos IFs em todo o Brasil ainda no nosso mandato. É o governo federal atuando com todos os governadores para melhorar a vida das pessoas – escreveu o petista.
- Bope faz operação no Complexo da Penha para impedir expansão de facção
- Polícia realiza megaoperação em todo o Brasil para apreender celulares em presídios