Lula na Argentina: debate sobre moeda única causa alarde no Brasil

Lula desembarcou na Argentina, no último domingo, 22, para sua primeira viagem internacional como chefe de estado em seu terceiro mandato.


Nesta terça-feira, 23, pela manhã Lula se encontrou com Alberto Fernández, presidente do país, e participou junto à primeira-dama de uma cerimônia de entrega de flores em homenagem ao general José de San Martín, herói da independência local.

Na quarta-feira, 25, Fernández será o anfitrião da sétima edição da Cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), atualmente presidida pela Argentina.

O Brasil havia deixado o grupo de países, fundado por ideal bolivariano, durante o governo Bolsonaro, ficando sem participar durante dois anos. O retorno foi um dos

Enquanto isso, debate sobre criação de moeda única comum ao Mercosul gera insegurança e desconfiança entre os brasileiros.


Há o temor de que o Brasil saia em desvantagem, por ter a moeda mais forte do bloco.

Segundo o jornal britânico, Financial Times, Lula debaterá a criação da moeda comum, que deverá se chamar “Sur”, durante a viagem. 

O plano seria impulsionar o comércio local e reduzir a dependência do dólar. O peso e o real continuariam existindo paralelamente.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *