Lula recebe Dino e Amaro para discutir a briga entre GSI e PF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá se reunir nesta quarta-feira (28) com os ministros da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino , e o ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), general Marcos Amaro , às 16h30 no Palácio do Planalto. Eles devem para discutir quem ficará no comando da segurança presidencial, a Polícia Federal ou o GSI.

O GSI gostaria de voltar a ter o controle total da função, como era no governo anterior, enquanto a Polícia Federal quer permanecer à frente da segurança de Lula. O presidente tem até sexta-feira (30), prazo estabelecido no decreto que dividiu o trabalho entre as duas instituições, para tomar uma decisão.


A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) afirmou, em janeiro deste ano, que a presença de militares na segurança do Presidente da República é um “desvirtuamento de funções” que pode comprometer a democracia. Na última terça (27), a entidade reforçou o posicionamento.

Além da segurança de Lula, a PF também cuida do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e da primeira-dama Janja Lula da Silva desde a posse.

No dia 20 de junho, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou a jornalistas que o comando da segurança presidencial voltaria para o GSI, mas que Lula integraria agentes da PF na equipe.

“É o GSI quem vai fazer [a segurança], e o presidente terá a liberdade de fazer e convidar quem ele entender que deve compor, independentemente de ser da Polícia Federal, militar ou membro das Forças Armadas. Será montado modelo híbrido, sob coordenação do GSI”, disse Rui Costa.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *