O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em sua terceira viagem à Europa durante seu mandato e, nesta quarta-feira (21), tem encontros agendados com o Papa Francisco, no Vaticano, e com o presidente e a primeira-ministra da Itália, em Roma.
Esse será o primeiro encontro entre Lula e o Papa Francisco desde que o líder petista reassumiu a presidência do Brasil. Lula adiantou que pretende discutir com o pontífice, principal líder da Igreja Católica no mundo, ações de combate à fome e à desigualdade, bem como formas de buscar uma solução para a guerra entre Ucrânia e Rússia.
O presidente também expressou o desejo de convidar o Papa para visitar o Brasil e acompanhar o Círio de Nazaré, em outubro, na cidade de Belém. Francisco esteve no país há 10 anos, durante a edição de 2013 da Jornada Mundial da Juventude.
Lula desembarcou em Roma na terça-feira (20) e, após os compromissos na Itália, seguirá para Paris antes de retornar ao Brasil. No início do dia, ele teve uma audiência às 4h30 (horário do Brasil) com o ex-primeiro-ministro italiano Massimo D’Alema.
A Itália é um país membro da União Europeia, bloco com o qual o Mercosul busca finalizar um acordo comercial. Lula tem criticado um termo adicional proposto pelos europeus, que prevê a aplicação de sanções em caso de descumprimento das obrigações pelos países signatários.
Os compromissos do presidente nesta quarta-feira na Itália incluem uma audiência com a secretária-geral do Partido Democrático Italiano, Elly Schlein, uma reunião com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, um encontro com o arcebispo Edgar Peña Parra, da Secretaria de Estado do Vaticano, uma reunião com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e uma reunião com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, às 13h.