Sabatina conjunta de Dino e Gonet na CCJ será nesta quarta-feira

Na manhã desta quarta-feira (13), os senadores irão realizar a sabatina do ministro da Justiça, Flávio Dino, e do vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet. Após a fase de questionamentos na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), parlamentares, tanto governistas quanto da oposição, irão votar para decidir se aprovam a nomeação de Dino para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e Gonet para a liderança da Procuradoria-Geral da República (PGR).

A indicação de Dino foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ocupar a vaga deixada pela ministra Rosa Weber, que se aposentou em setembro. Já Gonet foi indicado para suceder Augusto Aras no comando da PGR. A realização das sabatinas de forma simultânea na CCJ visa agilizar o processo, permitindo que os indicados respondam às perguntas dos senadores de maneira sequencial.

Na comissão, ambos necessitam de 14 votos favoráveis. Após a análise no colegiado, as indicações são submetidas a votação no plenário, onde Dino e Gonet precisam receber o apoio de pelo menos 41 senadores para serem confirmados. As votações são realizadas de maneira separada e sigilosa. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pretende realizar a votação das indicações em plenário ainda na quarta-feira (13), mas ponderou que poderá agendar a sessão para o dia seguinte, dependendo da duração da sabatina na CCJ.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *