México descarta romper relações diplomáticas com Peru após expulsão de embaixador

O México descartou romper relações diplomáticas com o Peru, mesmo após o governo desse país ter declarado seu embaixador em Lima como “persona non grata”, tendo o expulsado.

Ocorre que o México concedeu asilo à família do ex-presidente peruano Pedro Castillo na última terça-feira, 20, como informou o ministro das Relações Exteriores mexicano, Marcelo Ebrard.

A decisão do governo peruano de expulsão, veio horas depois que o principal diplomata do México anunciou que seu país concedeu asilo à família de Castillo, que está detido e enfrenta acusações depois de tentar um autogolpe.


A Chancelaria mexicana “decidiu não romper relações, entre outras coisas, porque precisamos manter nossa embaixada para dar proteção aos mexicanos que residem, trabalham e vivem no Peru”, disse o presidente mexicano López Obrador em coletiva com a imprensa.

No mesmo dia, o governo peruano concedeu um salvo-conduto para a esposa e para dois filhos do ex-presidente Pedro Castillo viajarem em busca de asilo no México, aonde chegaram na manhã desta quarta-feira, informou López Obrador.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *