Ministra do TSE manda excluir postagens com informações falsas sobre plano de Lula para o agro

A ministra Cármen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral, determinou que sejam excluídas algumas postagens que acusavam o candidato Luiz Inácio Lula da Silva de querer eliminar o agronegócio com a ajuda do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, caso seja eleito.


“As postagens nas redes sociais dos representados apresentam conteúdo produzido para desinformar, pois a mensagem transmitida, como atestado pelas agências de checagem de informação, não se respalda nos dados de fato”, informou a magistrada. “Não se cuidam de críticas políticas ou legítima manifestação de pensamento. O que se tem é divulgação de mensagem sabidamente inverídica em ofensa à imagem do candidato Lula com inegável desinformação do eleitor.”

A decisão é liminar e ainda deve ser analisada pelo plenário da Corte Eleitoral. Em sua decisão, Cármen Lúcia disse que há “o perigo de dano” representado pelo fato de um “número crescente” poder acessar as publicações com conteúdo falso.

A solicitação para remoção do conteúdo foi feita pela campanha do petista, que argumentou que agências de checagens já “comprovaram” que Lula nunca prometeu eliminar o agronegócio. Conforme eles, existe uma “ação coordenada que distorce a percepção e a opinião do eleitor”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *