O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Gonçalves Dias, pediu demissão após a divulgação de imagens de câmeras de segurança do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro mostrarem ele e outros integrantes do órgão junto a invasores da sede do governo federal. A informação foi confirmada em nota pela assessoria do Palácio do Planalto.


Segundo a CNN, o até então ministro apareceu nas imagens registradas às 16h29. Ele aparece primeiro sozinho, no terceiro andar do palácio, na antessala do gabinete presidencial. Depois, tenta abrir duas portas e entra no gabinete. Na sequência, ele aparece de novo no mesmo corredor, com alguns invasores. As imagens sugerem que ele estava indicando a saída de emergência ao grupo.

Em nota, o Gabinete de Segurança Institucional afirmou que “as imagens mostram a atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto, concentrando os manifestantes no segundo andar, onde, após aguardar o reforço do pelotão de choque da PM/DF, foi possível realizar a prisão dos mesmos”.

O general Gonçalves Dias foi confirmado como ministro por Lula em dezembro de 2022. Homem de confiança do petista, ele coordenou a segurança do presidente em seus dois primeiros mandatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x