Moradores de cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro foram surpreendidos na madrugada desta sexta-feira (14) com um alerta de terremoto enviado para celulares que usam o sistema operacional Android. A mensagem falava de registro de tremores de terra no litoral norte paulista, com epicentro a cerca de 55 quilômetros de Ubatuba.
Para diferentes lugares entre os dois estados, a mensagem – disparada por volta das 2h20 – mencionava diferentes níveis de abalo sísmico – entre 4,4 e 5,5 de magnitude. A Defesa Civil paulista, porém, disse não ter registrado nenhuma ocorrência do tipo.
– A Defesa Civil do Estado de SP esclarece que não emitiu nenhum alerta de terremoto na madrugada desta sexta-feira (14) – informou o órgão, em nota.
A Defesa Civil informou ainda que, segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), “não foi registrado nenhum abalo sísmico no estado”. Tampouco as defesas civis municipais fizeram algum atendimento nesse sentido. O jornal O Estado de São Paulo tentou contato com o Google para verificar se foi um erro do sistema, mas a empresa ainda não respondeu.
O site do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitora abalos sísmicos em todo o planeta, também não apontou ocorrências de tremores de terra perto do litoral de São Paulo.
Terremotos não costumam ocorrer no Brasil, por conta posição geográfica do país, bem no meio de uma placa tectônica. Isso não significa, porém, que seja impossível sentir tremores advindos de abalos sísmicos que ocorrem em regiões próximas.