Moraes recebe deboche de marqueteiro de Milei na Argentina

O empresário Fernando Cerimedo, um dos encarregado da campanha eleitoral do presidente argentino, Javier Milei, causou alvoroço ao provocar o ministro Alexandre de Moraes, (STF). Em uma publicação no X (antigo Twitter) na última sexta-feira (01/03), Cerimedo afirmou que o magistrado tinha a liberdade de expressar suas opiniões em solo argentino, diferentemente do que acontece no Brasil.

“Você é livre para comentar o que quiser por aqui”, escreveu o empresário no mesmo dia em que Alexandre de Moraes chegou à Argentina para participar de um evento de juristas. “Até sobre as eleições em nosso país”.

Na mesma publicação, Cerimedo mencionou as dificuldades enfrentadas pelos brasileiros que discordam do Judiciário.

“Sem problemas, faça isso sem hesitação”, escreveu o empresário, enfatizando que o magistrado poderia se manifestar no país vizinho. “Aqui ninguém vai te perseguir, censurar suas redes sociais, prender, ou colocá-lo atrás das grades com criminosos perigosos e traficantes de drogas apenas por expressar sua opinião”.

No final da mensagem, Cerimedo ironizou o recente processo contra Jair Bolsonaro, que está sendo investigado por supostamente importunar uma baleia-jubarte.

“Faça também uma visita à Patagônia e às nossas baleias, ninguém vai acusá-lo de se aproximar demais”, escreveu o marqueteiro de Milei.


Plateia Vazia no Evento com Alexandre de Moraes e Pacheco em Buenos Aires


O público não compareceu ao evento realizado na sexta-feira, em Buenos Aires, para assistir ao debate entre magistrados sobre o Código Civil do Brasil e da Argentina, mesmo com a entrada gratuita. O último painel, que contaria com a participação do ministro Alexandre de Moraes, foi cancelado. Na cerimônia, estava prevista uma homenagem ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

O seminário, parte do Ciclo de Estudos Internacionais de Direito Comparado, ocorreu na Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires (UBA), com promoção pela revista Justiça & Cidadania.

Entre os palestrantes estavam Luis Felipe Salomão e Marco Aurélio Bellizze, representantes da comissão de juristas para a atualização do Código Civil do Brasil, além de outros membros proeminentes da comunidade jurídica brasileira: João Otávio de Noronha, Herman Benjamin, Mauro Campbell Marques, Isabel Gallotti e Marco Buzzi.

O objetivo do evento era fomentar o debate sobre as tendências jurídicas contemporâneas e facilitar a interação e o compartilhamento de conhecimentos entre os juristas. Os temas discutidos nos seis painéis variaram desde os direitos fundamentais na era digital até o impacto do Código Civil da Argentina nas leis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *