MP determina arquivamento de investigação contra Wajngarten

O MP determinou o arquivamento de um inquérito contra Fábio Wajngarten, da época em que era secretário de Comunicação do governo de Jair Bolsonaro.

Wajngarten era investigado por suspeita de praticar os crimes de advocacia administrativa e peculato. Inquérito foi aberto pela Polícia Federal em fevereiro de 2020, no período em que atuou no Palácio do Planalto.

O despacho destaca que não há elementos “suficientes para oferecimento de denúncia” contra Wajngarten, e que o relatório final da PF sugere “o arquivamento do feito, por entender pela inexistência da hipótese criminal ventilada”.

“Ante o exposto, o Ministério Público Federal determina o arquivamento do presente inquérito policial, na forma do artigo 18 do Código de Processo Penal”, diz a decisão do procurador Frederick Lustosa de Melo, do Ministério Público Federal do Distrito Federal.

A suspeita surgiu após reportagens da Folha de S. Paulo. Denúncias indicavam que ele teria recebido, por meio de uma empresa da qual é sócio, pagamentos de emissoras de TV e agências de publicidade contratadas pelo governo.

À época, o então presidente Jair Bolsonaro defendeu publicamente o secretário. No entanto, admitiu que Wajngarten podia ser investigado. “O MP recebe uma série de ações diariamente. Olha, vai ser dado o devido despacho por parte do MP. Despachando, desde que tenha um indicativo para investigar, vai ser investigado. Até o momento não vi nada de errado por parte do Fabio”, disse Bolsonaro a jornalistas na ocasião.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *