Na Estônia, ex-União Soviética, partido pró-europeu vence as eleições

Na Estônia, o Partido Reformista pró-europeu, Liderado pela primeira-ministra Kaja Kallas, saiu mais forte das eleições parlamentares. Ao final da contagem dos votos, o grupo Liberal de Kallas recebeu 31,5% dos votos.


Kallas disse que seu partido está em uma posição forte após a eleição para formar um governo de coalizão que continuará a pressionar a Rússia. “Precisamos investir em nossa segurança, nosso vizinho agressivo não foi embora e não vai embora, então temos que trabalhar com isso”, disse ela a repórteres em um hotel no centro de Tallinn, onde apoiadores do partido se reuniram.

Caso a primeira-ministra consiga formar uma coalizão, isso consolidará a postura pró-europeia do país, mesmo diante de sua vizinha Rússia, que pressiona os países da região no sentido contrário.

Tal como na última eleição, a participação foi de 63,7% dos eleitores. O partido de extrema direita EKRE ficou em segundo lugar na eleição, com 16,1% dos votos. O forte desempenho do partido reflete as preocupações de alguns eleitores sobre o aumento do custo de vida no país de 1,3 milhão de habitantes após a guerra da Rússia na Ucrânia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *