Novo entra com ação contra Lula por prevaricação após fala sobre Moro

Nesta sexta-feira, 24, a bancada do partido Novo acionou a Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitando que o presidente Lula responda por crime de prevaricação. Trata-se de um crime contra a administração pública, efetuado por um servidor da União, para satisfazer o interesse pessoal do indivíduo.


“Lula está ultrapassando todos os limites, suas declarações são graves, que desmoralizam a Polícia Federal (PF) e afrontam nossas instituições, além de propagarem teorias conspiratórias sem pé nem cabeça”,  disse o presidente do partido, Eduardo Ribeiro.

No texto, a legenda cita um episódio, que aconteceu na quinta-feira 23, em que Lula acusa a operação da PF contra o Primeiro Comando da Capital (PCC) de ser uma “armação” do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) — a ação da polícia prendeu 11 integrantes da facção que planejavam matar o ex-ministro da Justiça.

“Se Lula realmente entende que foi armação de Moro e das autoridades, depois de termos visto tudo o que aconteceu nesta semana, ele deveria ter informado às autoridades competentes antes de levar as informações a público”, disse o deputado federal Marcel Van Hattem. “Cabe agora à PGR cumprir seu papel e oferecer denúncia contra o presidente, por incorrer em crime comum, segundo nosso Código Penal.”,  acrescentou o deputado, que ratificou o pedido do partido.

Na representação, Ribeiro afirma que o presidente teria prevaricado ao não informar às autoridades competentes a suspeita de existência de um conluio entre a Polícia Federal e a juíza que autorizou a operação, antes de fazer suas declarações em público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *