Exército promove generais ao posto máximo

Na última terça-feira (14/2), o Alto Comando do Exército definiu os três generais que serão promovidos a quatro estrelas, o topo da hierarquia militar. São eles: Kleber Nunes de Vasconcellos, atual comandante da 1ª Divisão de Exército no Rio, Hertz Pires do Nascimento, vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, e Luiz Fernando Baganha, ex-chefe da Segurança e Coordenação Presidencial no governo de Jair Bolsonaro.


Baganha foi o único oficial que ocupou postos de destaques na gestão anterior a ser promovido.

Os novos generais de quatro estrelas substitutem o atual comandante do Exército Tomás Miguel Ribeiro Paiva e seu antecessor, Júlio Cesar de Arruda, que passaram para a reserva ao assumir o comando da Força.

Generais que tiveram a imagem vinculada ao governo Bolsonaro acabaram rejeitados na escolha de ontem.

Um dos que ficou de fora da lista de promoções foi o general Carlos José Russo Assumpção Penteado. Ele atuou como secretário-executivo de general Heleno no GSI. Embora tenha sido nomeado pelo governo passado, Penteado ainda estava no cargo durante os atos do dia 8 de Janeiro. Ele foi exonerado no dia 23 de janeiro. A tendência é que ele passe para a reserva.


Outro personagem que poderia ter sido escolhido, mas não foi agraciado é o general Heber Portella, que chefia o Comando de Defesa Cibernética. No final de 2021, ele passou a integrar a Comissão de Transparência do Tribunal Superior Eleitoral indicado pelo então ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, homem de confiança de Bolsonaro e candidato a vice do ex-presidente na disputa de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x