Oposição na Câmara apresenta moção de repúdio contra Lula

Nesta segunda-feira (19), dezenas de deputados federais assinaram um requerimento de moção de repúdio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelas comparações feitas entre o conflito em Gaza com os eventos ocorridos no nazismo.

De autoria do deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP), o requerimento 262/2024 diz que a fala de Lula “representa uma falha de compreensão histórica e uma simplificação perigosa de eventos complexos”.

Os deputados entendem que a comparação feita pelo petista “além de minimizar os horrores do genocídio perpetrado contra seis milhões de judeus, ignora as nuances do conflito Israel-Palestina, que tem raízes profundas e multifacetadas”.

– Inverter a lógica e Insinuar que a reação do Estado de Israel se comparam com a ideia sistemática e industrializada de extermínio de um povo baseado em ideologias racistas é, no mínimo, um desrespeito à memória das vítimas do nazismo e uma deturpação dos fatos atuais e também ao povo judeu que hoje é acusado de replicar práticas que tanto os oprimiram – diz parte do requerimento.

E continua:

– Declarações como as do Presidente Lula não contribuem para a resolução do conflito, mas servem para inflamar ainda mais as tensões. O papel dos líderes mundiais deveria ser o de condenar a atuação de grupos terroristas, defender a soberania, o direito de defesa de nações ofendidas, e não o de perpetuar narrativas que distorcem a realidade e impedem a construção de pontes para a paz.

Nomes como os dos deputados Rodolfo Nogueira (PL/MS), Messias Donato (Republicanos-ES), Gustavo Gayer (PL-GO), Amália Barros (PL-MT), General Girão (PL-RN), Adriana Ventura (Novo-SP), Marcel van Hattem (Novo-RS), Zé Trovão (PL-SC), Mauricio Marcon (Podemos-RS), Luisa Canziani (PSD-PR), David Soares (União Brasil-SP), Pastor Diniz (União Brasil-RR), Cristiane Lopes (União Brasil-RO), Delegado Ramagem (PL-RJ), Chris Tonietto (PL-RJ), entre outros já assinaram a moção de repúdio.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *