Pacheco garante que criará CPMI sobre atos do 8 de Janeiro

Nesta terça-feira (18), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que garantirá o direito de parlamentares que defendem a criação da CPMI sobre os atos do dia 8 de janeiro e fará a leitura do pedido de criação do colegiado.


Porém, a data de criação da CPMI ainda está incerta. Uma sessão do Congresso, em que o pedido de abertura da investigação pode ser lido, está marcada para 12h desta terça.

Pacheco avalia adiar a sessão a pedido de líderes do Governo Lula (PT). O governo federal articula o fim da CPMI até a próxima reunião do Congresso.

“O fato é que CPMI é um direito da minoria, assim reconhecido inclusive pelo STF. Esse direito será, por mim, garantido, mas o direito da realização da sessão é da maioria, então a maioria, se não quiser dar quórum para realizar a sessão, não acontece”, afirmou Pacheco.
“Esse requerimento [para adiar a sessão] não foi apreciado e logo após a minha saída aqui do Palácio do Planalto vou reunir com os líderes na presidência do Senado para poder apreciar esse pedido e o fundamento dele”, disse o também presidente do Congresso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *