PF do Brasil assume vice-presidência da Interpol

A Polícia Federal do Brasil, nesta quinta-feira (25/11), venceu a disputa para o cargo de vice-presidente das Américas para o Comitê Executivo da Interpol. O Delegado Valdecy Urquiza venceu a eleição após derrotar concorrente policial colombiano.

É a primeira vez que o Brasil consegui essa vitória, após a votação de 172 delegações credenciadas dos 195 países membros da Interpol, um índice de participação recorde no evento.

Valdecy Urquiza foi eleito com 55,8% dos votos, e derrotou o candidato concorrente colombiano, general Jorge Luis Vargas Valencia, que ocupa o cargo de diretor-geral na Polícia Nacional da Colômbia.

Em comunicado, a PF afirmou que a conquista do Brasil reflete “o importante papel da diplomacia brasileira na construção dos apoios internacionais”. No discurso após a eleição, o delegado Urquiza destacou a necessidade de uma Interpol “mais democrática, transparente e eficiente”.

A delegação brasileira, liderada pelo diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Maiurino, e integrada por policiais federais e diplomatas brasileiros, atuou em sucessivos encontros bilaterais em busca da construção de alianças em torno da candidatura brasileira.

Comunicado da PF

O diretor-geral da PF brasileira afirmou que:

A Polícia Federal estará bem posicionada, participando e influenciando em discussões estratégicas e relevantes à segurança global e ao efetivo combate aos crimes transnacionais.

Diretor-geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.