PF realizou 163 operações contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, a Polícia Federal deflagrou oito operações em diferentes estados do Brasil. Durante essas ações, foram cumpridos mandados de prisão e busca e apreensão, reforçando o compromisso da PF em combater esses crimes graves e proteger as vítimas vulneráveis.


Entre janeiro e maio deste ano, a Polícia Federal (PF) conduziu 163 operações em todo o país no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Durante essas ações, foram identificadas 37 vítimas, realizadas 108 prisões e cumpridos 255 mandados de busca e apreensão. A PF destacou sua parceria com agências nacionais e internacionais, como a Interpol e a Europol, para compartilhamento de informações e estratégias. Essa cooperação permite rastrear as origens do material, identificar rotas de distribuição e prender envolvidos em diferentes países.

Além da investigação e repressão aos criminosos, a atuação da PF no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes também prioriza o resgate e a proteção das vítimas. A corporação ressaltou que, diante do crescimento e da sofisticação da pornografia infantil, criou a Coordenação de Repressão a Crimes Cibernéticos relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil em 2018. Essa coordenação conta com uma Força-Tarefa composta por policiais federais e civis capacitados para identificar vítimas e abusadores por meio da análise de imagens compartilhadas na internet.

Com o objetivo de fortalecer essa atuação, está sendo realizada a 4ª edição da capacitação “Força-Tarefa ICSE – Aperfeiçoamento e Atualização Profissional”. O evento, que começou na última segunda-feira e termina nesta sexta-feira, reúne 17 policiais federais e civis de diversos estados, proporcionando a troca de experiências e informações relacionadas às investigações de abuso sexual infantil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x