O projeto de lei (PL) da Anistia, volta a ganhar força na Câmara dos Deputados. O texto do projeto pode ser votado pela Casa antes do recesso parlamentar, previsto para a segunda quinzena do mês. As informações são do blog do Camarotti, no G1.
De acordo com a publicação, o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) prometeu ao partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, o PL, que vai apreciar o tema ainda neste semestre. No entanto, o texto que deverá ser pautado é o que foi modificado em relação à proposta original, que tem como objetivo anistiar os envolvidos nos atos do 8 de janeiro.
O presidente da Câmara trabalha com assessores para uma proposta que não cause desgaste entre Legislativo e o Judiciário, e que, ao mesmo tempo, contemple a oposição.
Inicialmente, o projeto deve contemplar os presos que já cumpriram um sexto da pena. Apesar de existir uma previsão legal para que os condenados deixem a prisão, o novo texto deve excluir a condenação. Com isso, Motta atenderia a oposição sem causar atrito com o Judiciário.
A votação do PL da Anistia foi o único pedido do partido de Bolsonaro para apoiar a candidatura de Hugo Motta à presidência da Câmara. No entanto, o parlamentar vinha adiando a votação da urgência para ganhar tempo e evitar desgastes com o Judiciário e com o governo.