Polícia prende Youtuber ‘Capitão Hunter’ em SP por suspeita de exploração sexual de crianças

O youtuber João Paulo Manoel, de 45 anos, conhecido como Capitão Hunter, foi preso nesta quarta-feira (22) em Santo André, na Grande São Paulo, durante uma operação conjunta da Polícia Civil do Rio de Janeiro e de São Paulo.


Com mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais, João Paulo produz conteúdo sobre a série “Pokémon”, incluindo cards colecionáveis e bichos de pelúcia. Ele é investigado por exploração sexual de crianças, crime tipificado como estupro de vulnerável, e produção de cenas de pornografia com adolescente.

Segundo o inquérito aberto na Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (Dcav) do Rio de Janeiro, o youtuber teria utilizado suas redes sociais para exibir partes íntimas para menores de idade e solicitar que essas crianças também enviassem imagens com conteúdo sexual.

A investigação teve início após denúncia da família de uma menina de 13 anos, que relatou ter recebido mensagens e videochamadas com pedidos de conteúdo sexual em troca de cartas e brinquedos relacionados a “Pokémon”. A adolescente teria conhecido João Paulo em 2023, quando tinha 11 anos, durante um evento da franquia no Norte Shopping, no Rio de Janeiro. Posteriormente, o contato se manteve por aplicativos como Discord e WhatsApp.

Durante a operação, a polícia cumpriu mandados de busca e apreensão nos endereços ligados ao youtuber em Santo André. A Justiça autorizou a quebra do sigilo de computadores e celulares, que serão encaminhados para perícia.


Em nota, a delegada responsável pelo caso classificou João Paulo como “um abusador com elevado grau de periculosidade, atraindo crianças e adolescentes por meio de um perfil mentiroso para ganhar confiança e coagi-las a práticas libidinosas”.

A prisão temporária foi decretada pelo juiz da Vara especializada em crimes contra a criança e o adolescente do Rio de Janeiro, considerando que a liberdade do suspeito representaria risco a outras crianças e adolescentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *