O deputado líder do partido português Iniciativa Liberal, Rui Rocha, está contrariado com a presença de Lula no país no fim deste mês e declarou neste domingo (16/4) que o parlamento português “não pode receber um aliado de Putin como Lula no 25 de abril”.
– A Assembleia da República que convidou Zelensky para discursar em 21 de abril de 2022 não pode receber um aliado de Putin como Lula no 25 de Abril. E o Presidente da República que atribuiu a Ordem da Liberdade a Zelensky não pode estar confortável com a presença de um aliado de Putin como Lula na AR no 25 de Abril – protestou Rui Rocha em seu Twitter.
O vice-presidente do Partido Social Democrata (PSD), Paulo Rangel, cobrou do governo português um posicionamento acerca das declarações de Lula em Pequim, onde o petista afirmou que a União Europeia, a Otan e os Estados Unidos estão “incentivando” a guerra na Ucrânia.
Com a presença de Lula em Portugal no dia 25 deste mês, uma manifestação foi convocada pelo partido conservador Chega. A sigla de André Ventura usou as redes sociais para convidar os portugueses para o ato em protesto à presença do petista no país com o mote “Lugar de ladrão é na prisão”.
Está marcado para o dia 25 de abril um discurso de Lula no Parlamento Lusitano, mas por pressão de parlamentares de direita, foi decidido que a fala do presidente brasileiro não será mais na sessão principal, mas em uma sessão solene.