Prefeito eleito de Nova York sinaliza ignorar ordens do ICE

O prefeito eleito de Nova York, Zohran Mamdani, postou um vídeo nas redes sociais neste domingo, 7, explicando o direito dos imigrantes de se recusarem a falar ou cumprir ordens de agentes do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês). A afirmação ocorre depois de agentes federais realizarem uma batida em Manhattan.


No vídeo, Mamdani promete proteger os 3 milhões de imigrantes da cidade, dizendo: “Todos nós podemos enfrentar o ICE se conhecermos nossos direitos.”

Mamdani explicou que as pessoas nos EUA podem optar por não falar com agentes federais de imigração, filmá-los sem interferir e recusar ordens para entrar em espaços privados. Agentes do ICE não podem entrar em lugares como uma casa, escola ou um local de trabalho sem um mandado judicial, disse o político, que integra o Partido Democrata e é muçulmano.

“O ICE tem permissão legal para mentir para você, mas você tem o direito de permanecer em silêncio”, afirmou o político. “Se você estiver sendo detido, pode sempre perguntar: ‘Estou livre para ir?’ repetidamente até que eles respondam.”

“Nova York sempre dará boas-vindas aos imigrantes”, prosseguiu. “Lutarei todos os dias para proteger, apoiar e celebrar nossos irmãos e irmãs imigrantes.”


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *