Vacinado, Tarcísio Meira morre de COVID-19

A eficácia de 100% da vacina Coronavac contra casos graves, prometida pelo Instituto Butantan, não funcionou com o consagrado ator Tarcísio Meira. Ele faleceu nesta quinta-feira (12), vítima do vírus COVID-19.

Tarcísio Pereira de Magalhães Sobrinho nasceu em 5 de outubro de 1935 e estreou na TV em 1959. Ao lado de sua esposa, Gloria Menezes, estrelou a primeira novela diária brasileira, 2-5499 Ocupado, na extinta TV Excelsior, em 1963. Cinco anos depois, foi contratado na Globo, de onde saiu em 2020, após 53 anos de relação com a emissora.

O ator foi vacinado em março de 2021 com as duas doses da vacina chinesa Coronavac. No entanto, o imunizante não serviu impediu que estado de saúde do ex-global se agravasse após a contaminação por COVID-19.

O Instituto Butantan, responsável pela fabricação do imunizante de tecnologia chinesa, garantiu que os vacinados com Coronavac estariam 100% seguros de contraírem o vírus em seu estágio mais grave.

Material de divulgação do Butantan

A doutora em microbiologia e presidente do Instituto Questão de Ciência, Natalia Pasternak, chegou a afirmar o seguinte:

“Temos uma vacina que é potencialmente capaz de prevenir, doença, doença grave e morte. E afinal das contas era tudo isso que a gente queria desde o começo. Eu tenho uma vacina cujo risco pessoal é quase zero, porque os efeitos adversos são mínimos. Mas eu tenho um benefício que não é só para mim, é coletivo, de reduzir o risco de doença em 50%”

A diretora da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), Flávia Bravo, fez a seguinte declaração para o portal UOL:

“Um jeito de entender [por que com esses percentuais a vacina é eficaz] é pensar ao receber a imunização: eu até posso adoecer, mas não terei uma doença grave, não vou internar, não vou para a UTI nem precisarei de oxigênio. É isso que a gente necessita agora. Em termos de saúde pública, isso é importante para aliviar a pressão no sistema de saúde”

A esposa do agora falecido Tarcísio Meira, continua internada. A atriz Glória Menezes, também vacinada, deu entrada no hospital Albert Einstein junto com o marido.

De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital na última quarta-feira (11), a atriz está se recuperando bem e recebe auxílio de oxigênio via nasal. Ela está internada em um apartamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.