Projeto Nexus: Pix internacional poderá ser realidade em breve

O Pix internacional pode em breve se tornar realidade. O sistema de pagamento instantâneo no Brasil ja é um sucesso. Até 31 de agosto, já havia 478.353.231 chaves registradas e o volume de dinheiro movimentado por meio dessa opção foi de R$ 887.092.848 mil apenas em agosto.


O Bank Of International Settlements, responsável pela supervisão e cooperação entre bancos centrais, já desenvolve a ferramenta, a partir dos conceitos de blockchain e finanças descentralizadas. Já em testes, o Nexus usa um mecanismo semelhante ao Pix para fazer a integração de transações instantâneas em países que já tenham estrutura para isso.

A expectativa do BIS é que a solução permita realizar transferências entre diferentes nações e moedas em até um minuto.

Entre as vantagens, além da agilidade nas transações, está a expectativa de redução de custos. Isso facilitaria operações comerciais e poderia aumentar a competitividade e a variedade de opções. Para os turistas, reduziria os custos de conversão de moedas, bem como tornaria os processos mais ágeis e práticos.

De acordo com algumas informações, o Banco Central do Brasil já pensa em uma ferramenta para transações instantâneas internacionais. Isso pode até mesmo ocorrer em parceria com o BIS e o projeto Nexus. Ainda não se sabe, quando o sistema será lançado oficialmente.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *