Putin faz pronunciamento à nação após ataque terrorista

O presidente russo se dirigiu ao público com a firmeza que se exige de um líder e apontou os próximos passos da Rússia.


“Prezados cidadãos da Rússia! Estou escrevendo para vocês em conexão com o sangrento e bárbaro ato terrorista, cujas vítimas foram dezenas de pessoas pacíficas e inocentes, nossos compatriotas, incluindo crianças, adolescentes e mulheres.


Os médicos estão agora lutando pela vida das vítimas, que estão em estado grave. Tenho certeza de que eles farão todo o possível e até mesmo o impossível para preservar a vida e a saúde de todos os feridos.

Palavras especiais de gratidão às equipes de ambulância e apoio aéreo, forças especiais, bombeiros, socorristas, que fizeram de tudo para salvar a vida das pessoas, para tirá-las do fogo, do epicentro do fogo e da fumaça para evitar perdas ainda maiores.

Não posso ignorar a ajuda dos cidadãos
comuns, que nos primeiros minutos após a tragédia
não ficaram indiferentes e indiferentes e, juntamente com médicos e funcionários de serviços especiais, prestaram os primeiros socorros, transportaram as vítimas para os hospitais.


A ajuda necessária será fornecida a todos.
Às famílias cujas vidas foram afetadas pelo terrível desastre. Aos feridos e aos machucados.

Expresso minhas sinceras e profundas condolências a todos aqueles que perderam seus parentes e entes queridos. Junto com vocês, o país inteiro, todo o nosso povo está de luto. Declaro o dia 24 de março um dia de luto nacional. Em Moscou e na região de Moscou, em todas as regiões do país, foram introduzidas medidas adicionais de natureza antiterrorista e antissabotagem.

O principal agora é impedir que aqueles que estão
por trás desse massacre sangrento cometam novos crimes.

Quanto à investigação desse crime e
aos resultados das ações de busca operacional, no momento podemos dizer o seguinte.
Todos os quatro executores diretos dos ataques terroristas, todos aqueles que atiraram e mataram pessoas, foram encontrados e detidos.
Eles tentaram escapar e estavam viajando em direção à Ucrânia, onde, de acordo com dados preliminares, uma janela foi
preparada para eles do lado ucraniano para cruzar a fronteira do estado. Um total de 11 pessoas foram detidas.

O Serviço Federal de Segurança da Rússia e outras agências de aplicação da lei estão trabalhando para descobrir toda a base auxiliar dos terroristas, aqueles que lhes forneceram transporte, planejaram rotas de fuga da cena do crime, prepararam esconderijos, esconderijos de armas e munições. Repito, as agências de investigação e de aplicação da lei farão todo o possível para estabelecer todos os detalhes do crime.

Mas já é óbvio que estamos diante não apenas de um ataque terrorista cuidadosamente planejado e cínico, mas de um assassinato em massa preparado e organizado de pessoas pacíficas e indefesas.
Os criminosos estavam indo a sangue frio e propositalmente exatamente para matar, para atirar em nossos cidadãos à queima-roupa.
nossas crianças, como os nazistas que outrora realizaram massacres nos territórios ocupados, eles planejaram organizar uma execução em série, um ato sangrento de intimidação.

Todos os autores, organizadores e instigadores desse crime serão justa e inevitavelmente punidos, sejam eles quem forem, quem quer que os tenha dirigido. Repito, identificaremos e puniremos todos os que estiverem por trás dos terroristas, que prepararam essa atrocidade, esse
golpe contra a Rússia, contra nosso povo.
Sabemos o que é a ameaça do terrorismo.

Contamos aqui com a cooperação de todos os Estados que sinceramente compartilham nossa dor e estão prontos para realmente unir forças na luta contra o inimigo comum, o terrorismo internacional, com todas as suas manifestações.
Terroristas, assassinos, sub-humanos, que não têm e
não podem ter nacionalidade, terão um destino nada invejável: a retribuição e o esquecimento.
Eles não têm futuro.
Nosso dever comum agora, nossos companheiros de luta na frente,
todos os cidadãos do país, devem estar juntos em uma única linha. Acredito que será assim, porque ninguém enada poderá abalar nossa coesão e vontade,nossa determinação e coragem, a força do povo unido da Rússia.

Ninguém conseguirá semear sementes venenosas de discórdia,pânico e discórdia em nossa sociedade multinacional. A Rússia já passou várias vezes pelas provações mais difíceis, às vezes insuportáveis, mas se tornou ainda mais forte. E assim será agora.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *