Relatora da CPMI do 8 de Janeiro quer convocar comandante da marinha

Após a sessão da CPMI do 8 de Janeiro nesta quinta-feira, 21, a relatora Eliziane Gama (Cidadania) anunciou que protocolou um requerimento para convocar o comandante da Marinha, Almir Garnier Santos. O comandante foi mencionado na delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, e está sob investigação nos casos das joias sauditas e da fraude ao cartão de vacinação do ex-presidente. A análise do pedido de convocação está prevista para a próxima terça-feira, 26.


Eliziane Gama justificou o requerimento com base nas informações recentemente divulgadas pela imprensa brasileira. Além disso, ela mencionou a possível convocação de Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro para assuntos internacionais, em relação à delação de Mauro Cid. Segundo Cid, Garnier teria apoiado o ex-presidente em um suposto plano de golpe de Estado após a derrota nas eleições do ano passado.

O presidente da CPMI, Arthur Maia (União Brasil), não descartou a possibilidade de convocação do comandante da Marinha, mas ressaltou que, até o momento, não há informações concretas sobre os detalhes da delação de Cid. A próxima terça-feira marcará a última votação de requerimentos de convocações e informações, com o relatório final da CPMI previsto para ser apresentado no dia 17 de outubro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *