RJ: Operação policial no Complexo do Salgueiro mira CV

As forças de segurança do Rio de Janeiro iniciaram nesta quinta-feira (11) mais uma fase da Operação Contenção, desta vez no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, Região Metropolitana do estado. O objetivo da ação é conter a expansão territorial do Comando Vermelho (CV) e cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra integrantes da facção.

A operação mobilizou cerca de 1.000 policiais das mais diversas unidades de elite, incluindo o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), o Batalhão de Choque, a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), além de delegacias especializadas e distritais. Segundo informações oficiais, os agentes atuam para cumprir 44 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão.


Entre os procurados está Antônio Ilário Ferreira, o Rabicó, de 61 anos, apontado como chefe do Comando Vermelho na região e um dos membros mais antigos da cúpula da facção. As tropas contam com 20 blindados, duas aeronaves, 123 viaturas e quatro ambulâncias do Grupamento de Salvamento e Resgate, sendo duas delas blindadas, para reforçar a segurança das equipes.

Durante a entrada das forças policiais no território, traficantes reagiram a tiros e chegaram a incendiar veículos para tentar impedir o avanço. Até o fechamento desta reportagem, não havia registro oficial de mortos, feridos ou prisões realizadas.


O impacto da operação se estendeu ao cotidiano da população local. A Secretaria de Educação de São Gonçalo informou que diversas escolas municipais, como Marinheiro Marcílio Dias, Pastor Haroldo Gomes, Salgado Filho, João Saldanha, Professora Niuma Goulart Brandão e Umei Professora Natalina Muniz de Oliveira, não abriram nesta quinta. Também ficaram fechadas unidades de saúde da região, como USF Itaúna I, CSU Salgueiro, Neuza Brizola, Albert Sabin, Carlos Chagas, Palmeiras II e Itaúna 1.

O Complexo do Salgueiro é considerado uma das áreas mais estratégicas do CV na região metropolitana, e a operação ocorre menos de dois meses após a megaoperação na Penha e no Complexo do Alemão, que resultou em 122 mortes.


Paralelamente, a Polícia Federal (PF) deflagrou, no último dia 8, a Operação Tredo, que investiga agentes públicos suspeitos de atuar como infiltrados e informantes do Comando Vermelho. A ação, determinada pela 3ª Vara Especializada em Organização Criminosa do Rio de Janeiro, cumpriu 11 mandados de prisão temporária e seis de busca e apreensão.

Entre os investigados, estão dois sargentos da Polícia Militar do Rio de Janeiro, sendo que um deles já havia sido alvo de fases anteriores da Operação Contenção. Um sargento do Bope, responsável pela escalação das equipes de operações, também está sob investigação por suposta atuação como informante da facção.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *