Sanções contra Rússia corroem domínio do dólar e fortalece BRICS 

As sanções internacionais contra a Rússia, por conta da guerra na Ucrânia, lideradas pelos Estados Unidos, começaram a corroer o domínio de décadas do dólar no comércio internacional de petróleo e a fortalecer o BRICS. 



Ocorre que nos últimos meses, a maioria dos acordos entre a Índia, um dos maiores importadores de petróleo do mundo, e a Rússia foram liquidados em outras moedas, como o rublo russo e o dirham dos Emirados Árabes Unidos.

A Índia é o terceiro maior importador de petróleo e a Rússia se tornou seu principal parceiro de negócios. O que evidencia o fortalecimento das relações dentro do BRICS, do qual o Brasil faz parte.

A Rússia se tornou o principal fornecedor de petróleo da Índia depois que as refinarias do país começaram a comprar petróleo russo com descontos após os embargos dos EUA e da UE no petróleo russo e sanções contra os bancos do país.

Nos últimos três meses, as transações de comércio de petróleo entre a Índia e a Rússia totalizaram o equivalente a várias centenas de milhões de dólares. Nova Délhi também preparou uma estrutura para liquidar o comércio de rúpias indianas, caso as transações de rublo sejam bloqueadas por outras sanções.

O dólar americano tem sido há décadas a moeda mais amplamente aceita no comércio internacional de petróleo. Porém o novo cenário ocasionado pelas sanções pode fazer com que a mudança (o uso de outras moedas na transação) seja duradoura.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *