Senado aprova MP dos ministérios

Nesta quinta-feira (1/6), o Senado aprovou há pouco a MP dos Ministérios. Foram registrados 51 votos a favor, 19 contra e uma abstenção. O texto, que tinha de ser votado hoje para não perder a validade, vai à sanção presidencial agora.


A medida precisava ser votada no Congresso até hoje (1/6) para não perder validade. Os senadores tiveram, então, menos de 1 dia para analisar a proposta, aprovada na Câmara na noite de quarta-feira (31/5).

O plenário do Senado não fez alterações e chancelou o relatório do deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), com mudanças substanciais em relação ao texto original, como o esvaziamento dos ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas. Diferentemente da Câmara, que cogitou sequer votar o texto em plenário, o Senado não representou risco à aprovação da medida. A MP foi relatada pelo líder do Governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA), e foi aprovada em votação simbólica.

Porém, a oposição pediu verificação, e a votação foi nominal. Com isso, o placar final foi de 51 votos favoráveis, 19 contrários e 1 abstenção.

Já para conseguir a vitória entre os deputados, Lula teve de pressionar seus ministros para que fosse reservado R$ 1,7 bilhão de emendas ao Orçamento para beneficiar obras indicadas por congressistas. Azeitou assim a máquina da fisiologia que há décadas funciona como principal motor para um presidente que precisa de apoio no Legislativo.


Com essas medidas emergenciais tomadas de última hora, o Planalto conseguiu votação expressiva na Câmara, com 337 votos a favor, 125 contrários e uma abstenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *