A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) do governo de São Paulo está investigando a fuga de sete detentos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) do Butantan, localizado na Zona Oeste da capital paulista. Segundo o g1, as fugas ocorreram no último sábado (13) e nesta segunda-feira (15), e até o momento os fugitivos não foram recapturados.
Segundo informações da SAP, foram realizadas buscas no entorno da unidade, porém sem sucesso na localização dos evadidos. A Polícia Militar foi acionada em ambos os casos e Boletins de Ocorrência foram registrados. A secretaria já identificou falhas nos procedimentos de alguns funcionários e garantiu que todas as medidas cabíveis, tanto criminais quanto disciplinares, serão aplicadas após a conclusão das investigações.
A SAP intensificou a segurança no CPP do Butantan com o aumento do patrulhamento por Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária. O Secretário de Administração Penitenciária, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que todos os evadidos, ao serem recapturados, serão transferidos para o regime fechado.
O CPP “Dra. Marina Marigo Cardoso de Oliveira”, situado na Rodovia Raposo Tavares, altura do Km 19,5, é destinado a presos em regime semiaberto, conforme informações do site da SAP, e possui uma área de 7.300 m². Embora a capacidade oficial seja de 1.412 detentos, a população carcerária atualmente excede esse número, com 1.616 prisioneiros, de acordo com dados atualizados pela SAP em 15 de julho de 2024.
Sete detentos escaparam de penitenciária na Zona Oeste de SP
