A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) do governo de São Paulo está investigando a fuga de sete detentos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) do Butantan, localizado na Zona Oeste da capital paulista. Segundo o g1, as fugas ocorreram no último sábado (13) e nesta segunda-feira (15), e até o momento os fugitivos não foram recapturados.
Segundo informações da SAP, foram realizadas buscas no entorno da unidade, porém sem sucesso na localização dos evadidos. A Polícia Militar foi acionada em ambos os casos e Boletins de Ocorrência foram registrados. A secretaria já identificou falhas nos procedimentos de alguns funcionários e garantiu que todas as medidas cabíveis, tanto criminais quanto disciplinares, serão aplicadas após a conclusão das investigações.
A SAP intensificou a segurança no CPP do Butantan com o aumento do patrulhamento por Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária. O Secretário de Administração Penitenciária, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que todos os evadidos, ao serem recapturados, serão transferidos para o regime fechado.
O CPP “Dra. Marina Marigo Cardoso de Oliveira”, situado na Rodovia Raposo Tavares, altura do Km 19,5, é destinado a presos em regime semiaberto, conforme informações do site da SAP, e possui uma área de 7.300 m². Embora a capacidade oficial seja de 1.412 detentos, a população carcerária atualmente excede esse número, com 1.616 prisioneiros, de acordo com dados atualizados pela SAP em 15 de julho de 2024.
- Biden admite que foi um erro incitar apoiadores a ‘colocar Trump no alvo’
- Elon Musk doará R$ 245 milhões para campanha de Trump