Sobe para 13 o número de mortos nas chuvas no RJ

Subiu para 13 o número de pessoas que morreram em decorrência das chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Rio entre o último sábado e o domingo.

A mais recente vítima confirmada é José Pedro Silva de Oliveira, de 63 anos. O corpo dele foi encontrado no Rio Acari.

Ele foi visto pela última vez às 22h do sábado (14), quando saiu do trabalho em um posto de gasolina de Marechal Hermes, na Zona Norte. A família registrou o desaparecimento na última segunda (15), na 40ª DP (Honório Gurgel).

Um outro corpo foi achado na segunda-feira (15), na Baía de Guanabara, altura do Fundão, mas ainda não se sabe se tem relação com as chuvas. Ricardo Augusto Carvalho da Silva, de 32 anos, estava desaparecido desde a noite de sábado, e a família registrou ocorrência na 31ª (Ricardo de Albuquerque).

Os dois nomes acima não constavam na lista de desaparecidos dos bombeiros porque os casos foram registrados em delegacias.

Os bombeiros ainda procuram outras duas pessoas: a cabeleireira Elaine Cristina Souza Gomes, que teve o carro arrastado pela enxurrada após a subida do Rio Botas, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense; e Jackson Pinheiro da Silva, de 49 anos.

Testemunhas afirmam que Jackson foi arrastado pela correnteza no Complexo do Chapadão, na Pavuna, na Zona Norte.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do estado no Rio informou na tarde desta terça-feira (16) que um balanço parcial aponta para mais de 9 mil pessoas desalojadas, mais de 300 pessoas desabrigadas e, no total, mais de 15 mil pessoas afetadas pelas chuvas do fim de semana nas cidades de Belford Roxo, Jeperi, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São Gonçalo e São João de Meriti.

O balanço de desabrigados e desalojados é considerado parcial porque, segundo a secretaria, os dados são enviados pelas prefeituras de cada município afetado.

O órgão informou ainda que os municípios também são responsáveis pelo processo de análise de elegibilidade e cadastramento das famílias aptas ao Cartão Recomeçar. Nova Iguaçu, Nilópolis, Duque de Caxias, Belford Roxo, São João de Meriti e Mesquita já começaram esse processo com os moradores afetados pelas chuvas.

Somente após a finalização do levantamento de famílias elegíveis ao Recomeçar será possível apresentar o quantitativo de pessoas e municípios atendidos pelo programa, que distribui cartões de débito em parcela única de R$ 3 mil, voltados para compra de material de construção, mobiliário residencial e eletrodomésticos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *