Sonaira Fernandes denuncia Noblat ao MP por xenofobia após fala sobre nordestinos

A vereadora Sonaira Fernandes (Republicanos-SP) ingressou no Ministério Público contra o jornalista Ricardo Noblat que escreveu um artigo debochando do ministro do Turismo, Gilson Machado, por ser um “sanfoneiro nordestino” cotado para vice de Jair Bolsonaro.


Em sua coluna no Portal Metrópoles, Noblat escreveu um artigo intitulado: “Só pode ser piada: um sanfoneiro nordestino para vice de Bolsonaro”. O texto gerou grande repercussão negativa nas redes sociais e muitos esperaram uma retratação do jornalista, o que não aconteceu.

Sonaira Fernandes entendeu que o ministro Gilson Machado foi vítima de um ataque de xenofobia. Em sua ação ao MP a vereadora de São Paulo argumentou que o jornalista

destacou a origem e a profissão do ministro “como atributos inferiores que o desqualificam e que deveriam impedir qualquer perspectiva de ascensão social”.

De acordo com a ação formalizada ao Ministério Público de São Paulo – com cópia aos órgãos dos estados nordestinos da Bahia, Pernambuco, Ceará e demais – “a fala do autor pode facilmente ser enquadrada como um discurso que visa expor ao ridículo, diminuir e desqualificar toda a comunidade nordestina em razão de suas tradições”.


“Na condição de cidadã, nordestina e vereadora, solicitei aio Ministério Público que adote todas as providências legais necessárias para apurar de maneira exemplar as declarações de Ricardo Noblat.  Os indícios da conduta ilegal praticada são evidentes”, comentou Sonaira.

A vereadora adiantou que também estuda tomar medidas cabíveis contra os veículos que reproduziram o texto de Noblat e exigir uma posição oficial do Sindicato dos Jornalistas.

“Xenofobia é crime! Racismo é crime! Mesmo que xenófobo em questão seja uma dessas almas esquerdistas que se vendem como muito progressistas evoluídas, devem responder por seus atos. Não deixaremos passar”, avisou Sonaira Fernandes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x