Spotify anuncia demissão dos funcionários para reduzir custos

Nesta segunda-feira (04/12), o Spotify, serviço de streaming de música, anunciou que está demitindo 17% de sua força de trabalho, cerca de 4.160 funcionários. A medida é uma resposta à desaceleração do crescimento da empresa, que tem sido pressionada por uma série de fatores, incluindo a inflação crescente, a guerra na Ucrânia e a concorrência de outros serviços de streaming, como o Apple Music e o Amazon Music.


Em um e-mail aos funcionários, o CEO do Spotify, Daniel Ek, disse que a empresa precisa “redimensionar” seus custos para se tornar mais eficiente e lucrativa. Ele também afirmou que a empresa precisa se concentrar em “ser incansavelmente engenhosa” na forma como opera e inova.

As demissões afetarão funcionários de todas as áreas da empresa, incluindo engenharia, marketing e vendas. Os funcionários afetados receberão indenização de rescisão de contrato, férias acumuladas e não utilizadas, assistência médica e apoio à carreira.

O Spotify é uma das últimas empresas de tecnologia a anunciar cortes de custos. Outras empresas que tomaram medidas semelhantes incluem o Twitter, o Netflix e o Meta, dona do Facebook.

Eis a íntegra do comunicado enviado à equipe:


Equipe,

Nos últimos dois anos, colocamos uma ênfase significativa na transformação do Spotify em um negócio verdadeiramente excelente e sustentável – projetado para atingir nosso objetivo de ser a empresa de áudio líder mundial e que impulsionará consistentemente a lucratividade e o crescimento no futuro. Embora tenhamos feito progressos valiosos, como já compartilhei muitas vezes, ainda temos trabalho a fazer. O crescimento econômico abrandou dramaticamente e o capital tornou-se mais caro. O Spotify não é uma exceção a essas realidades.

Isso me leva a uma decisão que significará uma mudança significativa para nossa empresa. Para alinhar o Spotify com os nossos objetivos futuros e garantir que estamos no tamanho certo para os desafios futuros, tomei a difícil decisão de reduzir o nosso número total de funcionários em aproximadamente 17% em toda a empresa. Reconheço que isso terá impacto em vários indivíduos que fizeram contribuições valiosas. Para ser franco, muitas pessoas inteligentes, talentosas e trabalhadoras irão nos deixar.

Para quem está saindo, somos uma empresa melhor pela sua dedicação e trabalho árduo. Obrigado por compartilhar seus talentos conosco. Espero que você saiba que suas contribuições impactaram profundamente mais de meio bilhão de pessoas e milhões de artistas, criadores e autores em todo o mundo.

Sei que, para muitos, uma redução desta dimensão parecerá surpreendentemente grande, tendo em conta o recente relatório de lucros positivos e o nosso desempenho. Debatemos a possibilidade de fazer reduções menores ao longo de 2024 e 2025. No entanto, considerando a lacuna entre o estado do nosso objetivo financeiro e os nossos custos operacionais atuais, decidi que uma ação substancial para redimensionar os nossos custos era a melhor opção para atingir os nossos objetivos. Embora esteja convencido de que esta é a ação certa para a nossa empresa, também entendo que será extremamente doloroso para a nossa equipe.

Para entender essa decisão, acho importante avaliar o Spotify com lentes claras e objetivas. Em 2020 e 2021, aproveitamos a oportunidade apresentada pelo capital de menor custo e investimos significativamente na expansão da equipe, aprimoramento de conteúdo, marketing e novos setores. Esses investimentos geralmente funcionaram, contribuindo para o aumento da produção do Spotify e para o crescimento robusto da plataforma no ano passado. No entanto, agora nos encontramos em um ambiente muito diferente. E apesar dos nossos esforços para reduzir custos no ano passado, a nossa estrutura de custos para onde precisamos de estar ainda é demasiado grande.

Quando olhamos para 2022 e 2023, é realmente impressionante o que realizamos. Mas, ao mesmo tempo, a realidade é que grande parte desta produção estava ligada à disponibilidade de mais recursos. Pela maioria das métricas, éramos mais produtivos, mas menos eficientes. Precisamos ser ambos. Embora tenhamos feito algum trabalho para mitigar este desafio e nos tornarmos mais eficientes em 2023, ainda temos um longo caminho a percorrer antes de sermos produtivos e eficientes. Hoje, ainda temos demasiadas pessoas dedicadas a apoiar o trabalho e até mesmo a trabalhar em torno do trabalho, em vez de contribuir para oportunidades com impacto real. Mais pessoas precisam se concentrar em entregar resultados aos nossos principais stakeholders – criadores e consumidores. Em duas palavras, temos que nos tornar incansavelmente engenhosos.Sei que todos vocês estarão ansiosos para saber os próximos passos sobre como esse processo funcionará. Se você for um funcionário afetado, receberá um convite de calendário do RH nas próximas duas horas para uma conversa individual. Essas reuniões acontecerão antes do final do dia de terça-feira e, embora Katarina forneça mais detalhes sobre todos os detalhes, saiba que o seguinte se.

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