STF abre ano judiciário

Na manhã desta quarta-feira, 1, às 10h, o Supremo Tribunal Federal realiza a cerimônia de abertura do novo ano judiciário. Também hoje ocorrerão as aberturas das atividades no Superior Tribunal Eleitoral e no Superior Tribunal de Justiça.

Para abrigar a retomada das sessões o tribunal teve que ser reconstruído rapidamente, após as invasões e depredações ocorridas em 8 de janeiro. A segurança foi reforçada para a sessão de abertura do ano judiciário.

Foi reproduzido um vídeo mostrando as depredações, em preto e branco com tom de filme de terror, em seguida o mesmo vídeo mostra a reconstrução do tribunal, já em tom de otimismo “A democracia segue inabalada”, foi a frase que surgiu ao final.

Em seu discurso de abertura da sessão, a ministra Rosa Weber, presidente do tribunal, relembrou e lamentou as invasões e depredações, “engendrando um cenário de caos, a provocar sentimento de profunda repulsa diante de tamanha indignidade. Mas advirto não destruíram o espírito da democracia.” disse a ministra.

Entre os convidados, estão presentes o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que chegou ao prédio do STF acompanhado da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, o vice-presidente, Geraldo Alckmin; o procurador-geral da República, Augusto Aras; Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado; além do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e da governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP-DF). Também marcam presença os ministros Flávio Dino (Justiça), Jorge Messias (AGU), Vinícius Carvalho (CGU), além de embaixadores estrangeiros e chefes de ministérios.

A primeira sessão ordinária será realizada no mesmo dia, a partir das 15h


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *