Para 48% dos economistas e gestores do mercado financeiro, o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, deve se consolidar como o principal líder da oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva, de acordo com a pesquisa “O que pensa o mercado financeiro”, da Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (10/5).
O ex-ministro da Infraestrutura vem logo à frente do ex-presidente Jair Bolsonaro, que é o principal nome da oposição ao atual governo para 34% dos entrevistados.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) e o senador e filho do ex-presidente Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foram sinalizados por 7% e 2%, respectivamente.
Para 10%, nenhum dos quatro nomes será a principal liderança da oposição a Lula.
A pesquisa também questionou quem Bolsonaro deveria indicar como candidato, caso ele próprio não possa se candidatar.
Na primeira colocação, Tarcísio de Freitas foi a opção de 66% dos agentes econômicos, seguido por Romeu Zema, com 25% das indicações.
Flávio Bolsonaro recebeu 3% das menções e, Michele Bolsonaro, 1%. As opções “outros nomes”, “nenhum desses” e os que não sabem ou não responderam somaram 4%.
O levantamento foi feito entre 4 e 8 de maio e entrevistou 92 representantes de fundos de investimento de São Paulo e Rio de Janeiro, entre economistas, gestores, analistas e tomadores de decisão.