O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está “em segurança” após um tiroteio próximo de onde ele se encontrava, informou sua equipe de campanha neste domingo, dois meses depois de ser alvo de uma tentativa de assassinato.
Trump, que estava em seu clube de golfe em West Palm Beach, Flórida, de acordo com a imprensa, “está a salvo após tiros serem ouvidos nas proximidades”, afirmou Steven Cheung, diretor de comunicações de sua campanha.
“Não há mais detalhes neste momento”, acrescentou.
Fontes policiais disseram ao jornal New York Post que informações preliminares indicam que duas pessoas trocaram tiros nas imediações do Trump International Golf Course e que “os atiradores miravam um no outro”, não no candidato republicano, que em julho foi alvo de uma tentativa de assassinato durante um comício na Pensilvânia.
De acordo com a NBC, Trump foi imediatamente levado para um local seguro quando os disparos foram ouvidos.
O Serviço Secreto emitiu um comunicado afirmando que “em colaboração com o Gabinete do Xerife do Condado de Palm Beach, está investigando um incidente de segurança envolvendo o ex-presidente Donald Trump, ocorrido pouco antes das 14h (18h GMT)”. “O ex-presidente está em segurança”, completou.
Trump retornou à Flórida neste fim de semana após uma turnê pela costa oeste dos EUA, que incluiu um comício na noite de sexta-feira em Las Vegas e um evento de arrecadação de fundos em Utah.
Um oficial de segurança, que falou sob condição de anonimato devido à investigação em andamento, afirmou que as autoridades estavam tentando determinar se os tiros ocorreram perto ou dentro dos terrenos do campo de golfe de Trump em West Palm Beach. O oficial não tinha autorização para falar publicamente e deu a declaração à Associated Press sob anonimato.
O presidente Joe Biden e a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, foram informados sobre o ocorrido. “O presidente e a vice-presidente foram atualizados sobre o incidente de segurança no Trump International Golf Course, onde o ex-presidente Trump estava jogando golfe. Ficam aliviados em saber que ele está em segurança. A equipe continuará fornecendo atualizações regulares”, disse a Casa Branca.
O magnata republicano costuma passar as manhãs jogando golfe antes de almoçar no Trump International Golf Club West Palm Beach, um dos três clubes que ele possui na Flórida.
Desde o atentado de 13 de julho, Trump reforçou sua segurança. Quando está na Trump Tower, em Nova York, um grande contingente de agentes de segurança e viaturas policiais é mobilizado nas proximidades. Em comícios ao ar livre, ele agora discursa por trás de um vidro à prova de balas.
O primeiro atentado contra um presidente dos Estados Unidos ou um candidato presidencial de um grande partido em mais de quatro décadas foi considerado uma grave falha de segurança, o que resultou na renúncia de Kimberly Cheatle, diretora do Serviço Secreto, após pressão bipartidária no Congresso.
Trump foi ferido na orelha direita e um dos participantes do comício morreu no ataque. O atirador, identificado como Thomas Crooks, de 20 anos, foi morto por um franco-atirador do Serviço Secreto.