Trump diz que Maduro ofereceu riquezas da Venezuela em troca de trégua

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta sexta-feira (17/10), que Nicolás Maduro ofereceu riquezas naturais da Venezuela em troca de uma trégua na pressão militar de Washington sobre Caracas.


“Ele ofereceu tudo, você tem razão”, disse o líder dos EUA ao ser questionado sobre o assunto por repórteres na Casa Branca. “Sabe por quê? Porque ele não quer brincar com os Estados Unidos”.
Na última segunda-feira (13/10), a proposta de Maduro já havia sido revelada pelo jornal norte-americano The New York Times.


De acordo com a reportagem, o ditador teria oferecido concessões nos setores de energia e mineração aos EUA, em troca de uma trégua política com Washington.

Entre as medidas, informou o NYT, estariam previstas a abertura de projetos ligados a petróleo e ouro, contratos preferenciais e o redirecionamento do petróleo venezuelano da China para o país liderado por Trump. A Casa Branca, contudo, teria rejeitado a ideia de Maduro.

A possibilidade de riquezas naturais venezuelanas serem usadas como moeda de troca surge após o aumento da pressão militar dos EUA contra a Venezuela.

Desde agosto, uma frota de navios de guerra norte-americanos estão nas águas do Caribe, próximo à região costeira venezuelana. Além disso, caças F-35 foram enviados para Porto Rico, e um bombardeiro nuclear realizou sobrevoos perto da Venezuela.

De acordo com Washington, a mobilização militar visa atingir o tráfico internacional de drogas — e mira, principalmente, um suposto fluxo de entrada de entorpecentes da Venezuela nos EUA.

A operação coincide com acusações norte-americanas contra Maduro, apontado como chefe do cartel de Los Soles. O grupo foi reclassificado, recentemente, como organização terrorista por Washington.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *