O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (12) que teve uma chamada “longa e muito produtiva” com o presidente russo, Vladimir Putin, na qual concordaram em iniciar “imediatamente” negociações para acabar com a guerra na Ucrânia.
Trump anunciou no Truth Social que ambos os líderes trocaram convites para “visitar as nações um do outro”. O presidente americano também disse que telefonaria “imediatamente” para o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para informá-lo sobre a conversa.
“A conversa entre o presidente Putin e o presidente dos EUA, Donald Trump, acaba de terminar. Foi uma conversa muito longa, durou quase uma hora e meia. Os chefes de Estado discutiram a troca de cidadãos entre Rússia e EUA. (…) Também foi abordada a questão de uma solução na Ucrânia”, disse o porta-voz da Presidência russa, Dmitri Peskov, em uma coletiva de imprensa por telefone.
A chamada aconteceu após uma troca de prisioneiros que resultou na libertação, pela Rússia, do professor americano Marc Fogel, da Pensilvânia, após mais de três anos de detenção.
Alexander Vinnik, um criminoso russo condenado, será libertado como parte da troca que envolveu a liberação de Fogel por Moscou, segundo confirmaram na quarta-feira dois funcionários americanos. Os funcionários falaram sob condição de anonimato para discutir a troca.
Trump e Putin concordam em iniciar negociações sobre Ucrânia
