Trump embarca para Nova York para se apresentar à justiça

Nesta segunda-feira (3/2), o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, embarcou para Nova York, onde se tornará, amanha, o primeiro presidente norte-americano a depor em um tribunal na condição de réu. O republicano, acusado de comprar o silêncio de uma atriz pornô, Stormy Daniels, durante a campanha eleitoral de 2016, foi indiciado na semana passada.


“Eu vou, acreditem ou não, ao tribunal. A América não deveria ser assim!”, escreveu Trump em sua rede social Truth Social. “O procurador corrupto não tem caso. O que tem é uma jurisdição onde é IMPOSSÍVEL que eu tenha um Julgamento Justo”, disse ele sobre o homem que lidera o caso contra ele.

Na terça-feira, como parte de seu comparecimento, ele passará pelo procedimento padrão de tomada da impressão digital e fotografia, o que provavelmente será uma das fotos mais famosas de ficha policial da era moderna. Ele deve se apresentar ao tribunal por volta das 14h15 (15h15, horário de Brasília).

Segundo a imprensa norte-americana, a lista de acusações que o juiz vai comunicar a Trump – e que ainda não foram reveladas – inclui mais de 30 acusações, todas relacionadas ao suposto suborno de US$ 130 mil (cerca de R$ 660 mil nos valores atuais a Daniels). A quantia não foi incluída nas contas de campanha do candidato republicano, o que violaria as leis eleitorais estaduais, mas foi registrada como “honorários advocatícios” nas despesas de sua empresa, com sede em Nova York.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *